;

8.30.2009

Passeio ciclístico da independência





PASSEIO CICLÍSTICO DA INDEPENDÊNCIA

COMEMORAÇÃO DOS 110 ANOS DO SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO NORTE

Concentração: No Seminário Presbiteriano do Norte (Rua Demócrito de Souza Filho, 208 Madalena), no dia 7 de setembro às 8 horas.
Destino: Praia de Boa Viagem
O passeio será acompanhado por batedores da Polícia Militar de Pernambuco.
Premiação:
· Bicicleta mais original
· Bicicleta mais caracterizada
· Haverá um sorteio de 1 bicicleta
Inscrições: Na secretaria do Seminário Presbiteriano do Norte.
Informações pelo telefone: (81)3227.0986

8.21.2009

Não só evitar o mal, mas fazer o bem.

Mas levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou tirar os homens por um pouco, e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens. Porque antes destes dias se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada. Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias de recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. Agora vos digo: Dai de mão a estes homens, deixai-os; porque se este conselho ou esta obra vem de homens perecerá; mas se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele. (Atos 5.34-39)

Quem é responsável pela edificação, evangelização e glorificação do nome de Deus?

Você seminarista!

Essas responsabilidades são privilégios e deveres seus. Destarte em seus estudos, vida prática e ministério, deve colocar o seu melhor, realizando com todas as suas forças, amor e razão, sendo sempre sincero consigo e com muito temor de ser encontrado em oposição a Palavra de Deus e desvirtuando a Igreja de Cristo.

Temos vivenciado muitas confusões envolvendo os “crentes”, devemos analisá-las na perspectiva, não simplesmente de crítica, mas de amor, responsabilidade e prestação de contas com Deus, perseverando na verdade absoluta.

“Uma vez que os pastores levam sobre seus ombros a maior parte da carga da reforma da Igreja, é extremamente importante que o pastorado seja, acima de tudo exercido por homens, verdadeiros cristãos, com sabedoria divina, para guiar cuidadosamente outras pessoas nos caminhos do Senhor (...). Grande parte das causas do fracasso da Igreja acontece por causa dos enganos acontecidos no chamamento dos pastores.” (Philipp J. Spener, Pia Desideria, São Bernardo do Campo, SP. Imprensa Metodista, 1985, p. 16-21).

8.19.2009

Crer...

“A Bíblia é a Palavra de Deus ao homem; o Credo é a resposta do homem a Deus. A Bíblia revela a verdade em forma popular de vida e fato; o Credo declara a verdade em forma lógica de doutrina. A Bíblia é para ser crida e obedecida; o Credo é para ser professado e ensinado.” – P. Schaff, The Creeds of Christendom,6ª ed. revised and enlarged, Grand Rapids, Michigan, Baker Book House, 1977, Vol. II, p. 3.

“O que temos de fazer é reconhecer que somos, muito mais do que reconhecemos, frágeis filhos da tradição, boa ou má, e precisamos aprender a questionar, à luz das Escrituras, aquilo que até aqui aceitamos sem perguntas.” – J.I. Packer, O Conforto do Conservadorismo: In: Michael Horton, ed. Religião de Poder, São Paulo, Editora Cultura Cristã, 1998, p. 236.

Os motores aquecidos para o semestre

"Ele [Deus] não ensinou astronomia ou química aos homens, porém Ele deu-lhes os fatos externos sobre os quais aquelas ciências são construídas. Tampouco ensinou-nos teologia sistemática, porém Ele deu-nos na Bíblia as verdades que, propriamente compreendidas e organizadas, constituem a ciência da Teologia" – Charles HODGE, Systematic Theology, Grand Rapids, Michigan, Wm. Eerdmans Publishing Co. 1986, Vol. I, p. 3.

“... Teólogo, um verdadeiro teólogo, é aquele que fala de Deus, da parte de Deus, a respeito de Deus, e sempre faz isto para a glorificação do Seu nome. Entre o instruído e o simples há uma diferença de grau. Ambos têm um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. Porém a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. (Ef 4.5-7).” – Herman BAVINCK, Our Reasonable Faith, 4ª ed. Grand Rapids, Michigan, Baker Book House, 1984, p. 31.

8.04.2009

A vida religiosa dos estudantes de teologia




Vocês estão reunidos aqui por um propósito religioso, na preparação para o mais alto serviço religioso, que pode ser executado por homens – a direção de outros na vida religiosa. Isso significa que vocês têm tudo em comum com os que dirigirão, exceto o culto? Vocês estão reunidos aqui, separados de seus lares e de tudo o que esses lares significam; de suas igrejas nas quais vocês foram criados, e de tudo o que a membresia dessas igrejas significam; de todo o poder da influência natural e social da religião e não devem vocês mesmos formar uma comunidade, com vida orgânica espiritual e expressão religiosa próprias? Eu digo deliberadamente, que um grupo de homens jovens, vivendo separados, em uma vida comunitária, como a que vocês estão e devem estar vivendo, não pode manter uma vida religiosa saudável, plena, rica e individual, a menos que estejam dando expressão orgânica à sua vida religiosa como uma comunidade, e isso de uma maneira formal, periódica, com cultos normais, Nada pode tomar o lugar desse culto normal, orgânico, da comunidade se reunindo como comunidade. Sem isto vocês deixam de ser uma comunidade religiosa e carecem desse apoio e firmeza, desse estímulo e incentivo, que vem ao indivíduo da vida orgânica da comunidade à qual pertencem.

Warfield B.B. – A vida religiosa dos estudantes de teologia. p. 20-21. Facioli Gráfica e Editora Ltda. 1999. São Paulo – SP.

;