;

9.07.2009

TÁ ERRADO, MAS TODO MUNDO FAZ.






O fenomenal site de relacionamentos Orkut se tornou quase um nivelador universal. É uma febre a níveis mundiais. Adultos, jovens, adolescentes e crianças. Todos tem uma página no orkut. A grande ênfase é comunicação, de forma que aquele que ainda não tem orkut é considerado ultrapassado, quadrado ou até um analfabeto moderno. O Brasil lidera o ranking de usuários mundiais! Hoje se calcula mais de setenta milhões de “orkuteiros”, sendo que 70% destes são brasileiros.

Uma rápida navegação no site é possível encontrar todo tipo de informação e pessoas, fotos e muita, muita besteira. O próprio site do Orkut faz um alerta aos pais: “Solicitamos que todos os membros do Orkut tenham pelo menos 18 anos de idade. Se encontrarmos um perfil de um usuário menor de 18 anos, o removeremos permanentemente”. Comecei a me perguntar, qual seria o motivo deste alerta. Em um site de segurança respeitado encontrei essa informação:

Se você é pai ou mãe e suspeita que seu filho esteja utilizando o orkut, por favor converse com ele. O conteúdo disponível no orkut pode não ser aconselhável a qualquer pessoa. É importante compreender a importância de ser cauteloso ao publicar qualquer tipo de informação pessoal em qualquer lugar da internet, inclusive no orkut[i].

Mas pensei que isso ainda não me explica o fato de ser proibido para menores, e sim, afirma que é perigoso, mas para qualquer idade, o que corrobora com outro site, muito conhecido e utilizado:

A superexposição de informações pessoais ao público por meio do Orkut (comunidade virtual de relacionamentos) tem se tornado um prato cheio nas mãos de estelionatários. Somente no 1º Distrito Policial de Rio Preto, as ocorrências de estelionato praticado a partir de informações obtidas pela internet cresceram 30% nos últimos seis meses[ii].

Mas os estelionatários estão em toda parte e não procuram só perfis de menores de idade, então porque a proibição? Ao que a Delegacia de Investigações Gerais afirma:

O criminoso busca informações pessoais de um usuário do Orkut e depois faz ameaças por telefone, e-mail ou pessoalmente. Para acabar com as ameaças, os criminosos exigem dinheiro, os casos de extorsão cresceram 200% em um ano[iii].

Seriam estas as respostas para tantos crimes via telefone? Usando os nomes dos nossos filhos e fazendo ameaças? Ou existe algo mais? É bem fácil acessar grupos de mulheres que se prostituem e usam o espaço do Orkut para divulgar fotos, telefones e locais onde são realizados os encontros. O tráfico de drogas também é moda neste site, onde os traficantes fazem propagandas e ofertas com entrega à domicílio para todo o país! Tornando mais fácil os motivos do alerta do próprio site, sobre o cadastro daqueles que legalmente e espiritualmente são responsabilidade dos pais, diante dos riscos a que estão expostos através da internet.

O representante brasileiro do site respondeu à intimação feita pelo Ministério Público Federal de São Paulo em relação aos crimes cometidos no site de relacionamento virtual Orkut. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a intimação do MPF é baseada na luta contra crimes de pedofilia, racismo, xenofobia, venda ilegal de remédios e violência contra animais entre outros crimes, realizados através de comunidades e páginas pessoais do Orkut.



Comecei a entender o motivo da proibição, e as pesquisas que alertam aos perigos da internet não paravam de aparecer. No entanto, alguns dizem que o risco não é só para menores é para todos, então não faz diferença, se os pais têm uma página, os menores também querem. A questão que surge então é a proibição legal, existe uma norma que está sendo negligenciada e ignorada. É errado, mas todo mundo faz! Essa é a resposta que ouvimos de imediato de qualquer um que seja menor ou líder de menores que os incentivam a desobedecerem às normas. E isso não é só sobre a internet, é também sobre músicas evangélicas que estão sendo ouvidas de formas clandestinas, são vídeos que são gravados de maneira errada e proibida por lei e as tão antigas cópias de livros que fazemos pois o original é muito caro. Então ouvimos com facilidade: “Pirataria é só se eu fizer em grande quantidade para revender. Só para o meu uso, não está errado.” Se não for permitido, está errado sim! Destarte o alerta da infalível, Palavra de Deus:

“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. (Rm 13.1-7)

Em toda a Bíblia encontramos alertas a obediência à Deus e às autoridades e suas leis. Conforme lemos acima percebemos a importância da autoridade e do respeito e obediência as autoridades e em contrapartida temos as igrejas que estão incentivando seus adolescentes e até crianças a mentirem, ao se cadastrarem nos sites proibidos para menores, encontramos inúmeras igrejas onde as programações e até orientações “espirituais” são feitas às crianças no site proibido aos menores. Quero deixar bem claro que não sou contra o uso do Orkut, mas não vejo com bons olhos aqueles que negligenciam a proibição da idade requerida para o cadastro no site.

O resultado é alarmante, hoje a maioria dos adolescentes e crianças das nossas igrejas estão cadastrados no site que é proibido para menores de idade, e isso tem sido incentivado e autorizado não só pelos “lideres espirituais” mas também pelos pais destas crianças entregues a mercê de toda a pornografia, drogas, prostituição e crimes encontrados nas páginas do orkut. Este assunto não é nem considerado pelos pais e responsáveis, pois alegam ser uma proibição sem fundamento, e ainda afirmam que é proibido, mas todos têm então tudo bem. Está errado! Se é proibido deve ser cumprido!

Quantos delitos, considerados pequenos, vão continuar a ser prática comum dos cristãos, pelo fato de ser algo errado, mas que é banal? Isto é banalização da fé, da crença, do sacrifício de Cristo que foi realizado pelos seus! Quantos mandamentos estão sendo negociados, pelo fato de que todos os amigos de seu filho menor tem, então você não tem como proibir a participação dele? Você realmente quer que seu filho faça o que a maioria está fazendo? E para o futuro dos seus filhos você ora para que ele continue fazendo tudo que é errado, mas é comum? Afinal a maioria faz né! Então tudo bem! Ele não foi chamado para ser sal e nem luz, e sim chuchu que pega o sabor da maioria.

[i]Site:ttp://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=671&Itemid=163 Acessado dia 02.09.09 às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;